Foro Inteligência promove debate sobre o Programa Nacional de Desenvolvimento com inclusão social

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Pontes
  • SEGS.com.br - Categoria: Eventos

O Foro Inteligência promove no dia 28 de abril o webinar "Programa Nacional de Desenvolvimento com inclusão social". A professora de Economia Previdenciária da UFRJ Lena Lavinas e a coordenadora do Fórum Ciência e Cultura da UFRJ, Tatiana Roque, debaterão a perspectiva de um projeto de desenvolvimento nacional, a partir de características atuais do mundo do trabalho. Serão abordadas as tendências de aumento da automação e robotização e seus impactos frente à necessidade de absorção de alto quantitativo de desempregados.

As palestrantes analisarão ainda a perda de oportunidades de desenvolvimento ao longo de décadas, que impediu o país de alterar a qualidade do seu crescimento econômico. Enquanto governos e empresas de diferentes segmentos econômicos investem na exploração de novas tecnologias e em inovação, o Brasil seguiu resgatando funções com baixa qualificação e renda ou mesmo incorporando na força de trabalho, em condições de equidade, categorias desvalorizadas por um processo histórico.

O desafio do desenvolvimento brasileiro se torna cada vez mais complexo ao sobrepor erros do passado com exigências do novo modelo produção, que vêm se consolidando com força em todo o mundo. É o atendimento a esses novos níveis de tecnologia e inovação, ainda distantes para muitas empresas e grande parte da força de trabalho do país, que determina o grau de competitividade de segmentos econômicos e de empresas.

"Devemos pensar, portanto em uma perspectiva econômica que inclua essas reflexões sobre a transformação do mundo do trabalho e uma proteção social adaptada à nova configuração desse mercado como, por exemplo, a proposta de renda básica universal", afirma Tatiana Roque.

O Foro poderá ser visto ao vivo pelo Facebook e pelo Zoom, e posteriormente, no canal da Insight Inteligência no YouTube. As melhores palestras do Foro poderão ser lidas na revista Insight Inteligência.

Sobre o Foro Inteligência: Reúne o BRICS Policy Center e a Insight Comunicação, com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e da Casa de Afonso Arinos. O Foro manterá um canal aberto com países como China, Rússia, Índia e África do Sul. A ideia é apresentar palestras, cursos e seminários abordando problemas brasileiros não convencionais e que tangenciam as nações do bloco.

Foro Inteligência
Programa Nacional de Desenvolvimento com inclusão social